Quais são os sinais e sintomas da diabetes?2
Diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 costuma desenvolver‑se subitamente e pode apresentar sintomas como:
- Sede anormal e boca seca
- Urinar frequentemente
- Urinar na cama
- Perda de energia e fadiga extrema
- Fome constante
- Perda de peso repentina
- Visão desfocada
A diabetes tipo 1 é diagnosticada quando estes sintomas estão presentes num resultado de teste com níveis elevados de glicose no sangue.
Diabetes tipo 2
Os sintomas da diabetes tipo 2 incluem:
- Urinar excessivamente
- Sede excessiva
- Fome extrema
- Visão desfocada
- Perda de energia e fadiga extrema
- Dormência e formigueiro nas mãos e pés
- Cicatrização lenta de feridas e infeções recorrentes
Muitas pessoas com diabetes tipo 2 permanecem desinformadas quanto à sua condição durante muito tempo, porque os sintomas não são tão evidentes quanto os da diabetes tipo 1, podendo levar anos até ao diagnóstico.
Como é realizado o diagnóstico da diabetes?
Existem várias formas de diagnosticar diabetes. Estes são os testes sanguíneos3 comuns utilizados para diagnosticar diabetes:
- Teste de hemoglobina (HbA1c): Mede a média de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. Com este teste, não terá de fazer jejum nem de ingerir qualquer bebida especial.
- Teste de glicose plasmática em jejum (FPG): Testa aquilo que é designado como "níveis de glicose em jejum". Para o fazer, não pode comer nem beber nada à exceção de água durante 8 horas, geralmente à noite, antes de realizar o teste. O teste é geralmente agendado para o início do dia, antes do pequeno‑almoço.
- Teste oral de tolerância à glicose (OGTT): Testa a resposta do seu corpo à glicose. Para este teste, terá de ingerir uma bebida doce especial. Os seus níveis de açúcar no sangue são testados antes e depois de beber.
- Teste aleatório de glicose plasmática (RPG): Verifica o nível de açúcar no sangue a uma determinada altura do dia, sem qualquer preparação prévia para o teste. Este teste é geralmente realizado quando tem outros sinais óbvios de diabetes, como perda de peso injustificada, fadiga extrema e/ou outros sinais de diabetes.
2 IDF Diabetes Atlas (8th Ed.) (2017). International Diabetes Federation: Bruxelas, Bélgica. Acesso à versão online a 5 de maio de 2018
3 American Diabetes Association. (ADA) Standards of Medical Care in Diabetes–2018. Diabetes Care 2018; 41, Suppl. 1. Acesso à versão online a 6 de maio de 2018
CO/LFS/0416/0039(1)